Antes de saber oque é o LaTeX é preciso conhecer o TEX.
O TEX é um programa criado por Donald Knuth na década de 70 com a finalidade de aumentar a qualidade de impressão com base nas impressoras da época e é utilizado para processar textos e fórmulas matemáticas.
LaTeX é um programa que reúne comandos que utilizam o TEX como base de processamento e foi criado por Leslie Lamport na década de 80 com o objetivo de facilitar o uso do TEX através de comandos para diferentes funções.
É um editor de textos especialmente voltado para a área matemática contendo comandos para montar as mais diversas fórmulas. Gera textos de alta qualidade tipográfica (espaçamento entre palavras, combinação de letras etc...).
Além de ser muito bom para fazer textos grandes como livros.
O LaTeX é um processador baseado no estilo lógico. Os programas de processamento de texto podem ser divididos em duas categorias:
Estilo visual
Nestes processadores de texto, existe um menu na tela apresentando os recursos que podem ser usado, sendo
selecionados através do mouse. E o texto que você digita aparece na tela da mesma forma que vai ser impresso.
Isso é conhecido como WHAT-YOU-SEE-IS-WHAT-YOU-GET (WYSIWYG). Ex: Word.
Estilo lógico
Nesta categoria o processamento é feito em duas etapas distintas.
O texto a ser impresso e os comandos de formatação são escritos em um arquivo fonte como
uso de um editor,(isso não impede que também haja um menu na tela onde os comandos podem ser selecionados, isto
é apenas um adicional oferecidos por fabricantes para facilitar a digitação).
Em seguida este arquivo é compilado e gera um arquivo de saída que pode ser visualizado. Ex:HTML.
Os comandos LaTeX foram criados com base em diversos estudos sobre diagramação.
Isto foi importante para fazer com que o LaTeX entenda o que o autor deseja fazer, por exemplo, como diferenciar um texto matemático de
uma citação de fala.
Segundo os estudos, existem formas que permitem tornar o texto muito mais claro.
O tamanho deve ter um limite ideal para facilitar a leitura assim como da fonte, o espaçamento das linhas, letras e palavras também têm uma medida ideal.
Geralmente, quando o autor está trabalhando com a um processador visual, ele comete muitos erros por não conseguir conciliar uma boa estética comum a estrura lógica e bem compreensível.
Utilizando o LaTeX, que é um processador lógico, o autor se preocupará mais com o conteúdo.
Dessa forma, seu texto não terá apenas uma boa estética e estrutura coerente, mas também um bom conteúdo.
Além disso,com a troca de apenas um comando, algo pode ser mudado futuramente com facilidade, o que deixa o documento muito mais flexível.
Vamos ver o que acontece tecnicamente:
O autor escreve seu documento usando os comandos do LaTeX.
O LaTeX entende o que o autor quis dizer e transforma os comandos digitados em uma linguagem inteligível pelo TEX, ou seja, o texto
escrito em linguagem LaTeX é processado por um compilador seguindo as regras dessa linguagem. Isto é, transforma um arquivo *.tex (quepossuiocódigotex)em um arquivo*.dvi (deviceindependent).
Este ultimo é o document pronto para ser visualizado.
Claro que não se pode esquecer que seu computador deve ter a biblioteca do LaTeX para fazer isso. Alguns dos sistemas TEX, atuais, disponíveis no mercado são: fptex, pctex, miktex (Windows) e tetex (Linux, embora provavelmentejáotenhainstalado).
Esse arquivos *.dvi podem ser lidos independentemente da versão do editor usado, logo pode ser lido em qualquer sistema,contanto que ele tenha um programa específico para lê-lo. Outra vantagem do LaTeX é sua estabilidade, ou seja, a probabilidade de se encontrar um bug nele e mínima e justamente por ser free software seu sistema é aberto, o que permite que qualquer um corrija possíveis bugs ou que possa adaptá-lo às suas necesidades.
A cada momento surgem novos pacotes com funções criadas por usuários espalhados por todo o mundo.
Textos pré-formatados
O LaTeX também permite que seja digitado algo da mesma forma que deverá apareçer na tela outrechosdetexto que possuem muitos caracteres. Isso é feito com o ambiente verbatim. Dentro desse ambiente pode ser digitado qualquer coisa, até mesmo os espaços são colocados da mesma forma.
Isto é muito útil na hora de digitar textos na forma de uma linguagem de programação por possuir muitos caracteres, que também são usados para fazer comando em LaTeX.
Usando o ambiente, seu texto ficará evidenciado em uma linha a parte, mas para que ele continue na mesma linha em que está sendo digitado, use o comando\verb= seu texto = , onde este sinal de igual pode ser substituido por qualquer coisa desde de que não seja espaço, asterisco ou letras.
Ex: texto \verb+{|@#$% + texto, vocêverá: texto {|@#$ texto.
O ambiente matemático
Onde fica a fórmula ?
As fórmulas matemáticas podem ser digitadas tanto no meio de um texto ou em destaque:
Nomeio do texto:
Construindo fórmulas Sobescritos:
Array
É um ambiente que separa os itens em linhas e colunas. A posição do item em relação à sua coluna é especificado poruma simples letra (c-centro, r- direita, l-esquerda). As linhas são separadas usando \\ e as colunas com o simbolo &. Após a última coluna não deve ser colocado&. Também não deve se esquecer de colocar algo para indicar que é um ambiente matemático.
Através dos seguintes comandos opcionais:
t A linha do topo do array se mantém na mesma altura da linha do texto anterior e posterior. b A linha debaixo do array se mantém na mesma altura da linha do texto anterior e posterior. Vamos ver um exemplo para que fique mais claro.
Deve ser lembrado que estes são comandos opcionais, logo devem ser colocados entre colchetes.
Delimitadores
São símbolos quel imitam a expressão com o parentêses,chaves e colchetes. É usado \left para a limitar parte esquerda e \right para aparte direita. Fazendo a combinação destes símbolos com o ambiente array podem se rconstruídas as matrizes.
No lugar de(,),no exemplo a cima,poderiamos ter colocado: {,}[,],|. Quando um ponto(. ) for usado ápós left
ou right não aparecerá delimitador, observe ou so distona equação 3.3
Fórmulas em várias linhas
É uma combinação do ambiente array com o ambiente matemático de equação, chamado de equanarray .
Também são usados &e\\comaopçãodeusar\nonumber para não numerar as fórmulas e de deixar de usar os argumentosc,l,r.
Repare no espaço em branco na última linha entre os & e o resultado disso. E também no uso de \nonumber. Para que nenhuma equação seja numerada é só usar o ambiente {eqnarray*}.
Como visto anteriormente, cada equação recebe uma diferente referência. Porém, se o usuário desejar usara mesma referência para todas as equações é só utilizer o pacote chamado subeqnarray.
No preâmbulo deve ser colocado:
\usepackage{subeqnarray}
Linhas
Com o comando \overline{fórmula} é criada uma linha acima de uma fórmula e com
\underline{fórmula} uma linha abaixo da fórmula.
Também podem ser feitas outros tipos diferentes de linhas usando:
Empilhando
Usando o comando \stackrel é possível colocar um símbolo ou texto acima de outro.
\stackrel{símbolo acima}{símbolo abaixo}.
O comando phantom
Este comado é bastante útil quando for desejável escrever algo alinhado em sob e sobrescritos.
Note o alinhamento da letra n com as letras i ej,quando é usado o comando
phantom.
Espaçamento nas fórmulas
No modo matemático o TeX ignora os espaços dados colocando o espaço que convêm a ele, mas como alguns autores gostam de mudar isso há alguns comandos especiais de espaçamento:
É bom deixar o TEX colocar o espaço que ele quer, mas como nem tudo é perfeito deve-se ficar atento quando houver símbolos de integral,derivada,raízes e quocientes, pois geralmente
oTEXconfundea estrutura lógica.
Teoremas
Geralmente um texto matemático possui teoremas, proposições e etc. Para isso o LaTeX tem um comando que define um ambiente com este tipo de estrutura.
Em primeiro lugar através deve ser feita uma declaração com o comando:
\newtheorem{ambiente}{título}[numeração],
onde ambiente é um nome qualquer que pode ser dado para posterior uso como o ambiente, título é uma denominação que irá aparecer como: teorema, lei, axioma, etc...
e numeração é a sequência da numeração que este ambiente irá receber como chapter, section, é opcional. Este comando pode ser colocado em qualquer parte do seu documento.
Em seguida deve ser usado o ambiente com o nome escolhido para escrever o texto.
Tipos especiais de letras
Dentro do ambiente matemático também há a possibilidade de se mudar os tipos de letras da seguinte forma:
Apêndice A
Símbolos matemáticos
Todos esse símbolos são usados apenas em ambientes matemáticos, portanto para inserí-los no meio de um texto use $ ... $.
Apêndice B
Outros símbolos
Conheça o novo conceito de tecnologia digital e
Busque novas experiências